quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Don e que mais...


A manhã era de chuva, assim como fora a noite, os terrenos sobejamente conhecidos, era quase um regresso a casa, conhecia estes terrenos de outras jornadas, quase todas elas com o Faruck, hoje em cada recanto lembrava-me dele, estranhamente nem foi com um sentimento de nostalgia, talvez porque o Don, a Shiva a Elma a Iris, taparam esse vazio, foi sim com um sentimento de imensa gratidão por tudo aquilo que me deu.
Os terrenos mudaram muito, temia que tivessem desmatado tudo, mas foi precisamente o inverso, não mexeram e, as zonas que outrora eram mágicas, estão agora desprovidas de preceito para que as Damas novamente as povoem. Já as zonas que há uns anos foram desmatadas, são aquelas que agora reúnem as condições ideais para albergar Galinholas.
Cantinho a cantinho deixei-me guiar por onde a minha memória me levava, o instinto e o conhecimento levou-nos até elas, eu e o Amigo Nuno Henrique Calado, novo nestas andanças de caçar às de Bico longo, depressa percebemos onde elas estavam, ou seja, nos locais mais complicados para nós, difíceis de as vermos e mais ainda de atirar.
A Primeira parada pelo Don nem a vi sair, apenas o Nuno me indicou que já tinha saído, demos pouco depois com outra, que depois de vários levantes sem tiro, acabou por nos sair para cima, mostrou-se toda, linda, mas foi com grande desportivismo que não atirámos a um pássaro fácil!
O Don não tardou a para-la bem parada acabando por ser abatida entre os dois, seguiu-se para o Nuno momentos de angustia pois achava que não dávamos mais com ela mas, o Don terminou o seu lance com um cobro fenomenal já bem longe do local onde a tínhamos atirado, Grande momento do Don, de principio ao fim!
Ainda tivemos mais 2 pássaros e vários levantes e um indulto mais mas, nenhuma delas deixou servir o cão a tempo de fazer tiro.
Foi uma manhã bem passada com vários lances bem conseguidos pelo Don, e na companhia de um Amigo que começa a entender a magia das Galinholas e dos Setters, jornada a repetir.