domingo, 12 de outubro de 2014

Beeper, porquê e para quê?

Antes de mais vamos dar a conhecer este equipamento, o que é e para que serve, prós e contras e como utilizar e qual comprar.
  
Há muito que o caçador viu na caça à Galinhola a necessidade de sinalizar o cão, sendo que esta ave habita zonas de mato muito fechado cedo o caçador dotou o seu companheiro canino de algo que o sinaliza-se enquanto se movia em terrenos de fraca visibilidade, assim os cães de Galinholas começaram a caçar de chocalho ao pescoço, desta forma o cão ao movimentar-se fazia com que o chocalho cintilasse, tendo assim o caçador sempre a noção mais ou menos exata de onde o cão se encontrava, digo noção mais ou menos exata porque na realidade e nos cães com mais andamento nunca sabemos exatamente onde este se encontra, num momento ouvimos o chocalho à direita e de repente vimos o cão já a passar à esquerda, acontece com cães de grande andamento, aquilo que se pretende num cão de Galinholas! Mas o chocalho não resolve o problema maior, encontrar o cão quando este está em mostra, o chocalho cala-se, temos então de encontrar o cão, uma vezes é fácil outras é uma tarefa muito complicada e quando o encontramos a Galinhola já saiu, foi este problema que deu origem a um equipamento eletrónico que considero muito útil e fundamental para o sucesso nesta disciplina!
Para que serve então o Beeper.
O Beeper é um equipamento eletrónico que permite o caçador encontrar rapidamente o cão em zonas fechadas quando este entra em mostra, não é um substituto do chocalho mas sim um complemento.

Como funciona?
Um Beeper funciona de forma simples, sendo esta primeira forma a mais útil e aquela para que fora desenvolvido, tocar de forma continua (beep, beep, beep…) apenas quando o cão para. Consoante a marca e o modelo um Beeper toca (entre 4 a 15 segundos) após o cão estar parado ou, nos melhores modelos quando o cão está em guia lenta quando tem a caça pela frente em movimento.
A segunda funcionalidade é a do Beeper tocar mesmo quando o cão se movimenta fazendo o efeito de um chocalho de forma a sabermos o paradeiro do nosso Cão, tocando entre 5 seg a 1 min, passando a modo continuo quando o cão entra em mostra, eliminando assim a necessidade do chocalho, esta funcionalidade é a ideal para cães de grande amplitude de busca, já que o som do Beeper é bastante mais audível que um chocalho, e não toca de forma continua como o chocalho!
Contras.
Não sei se será um contra, mas um Beeper é apenas útil nas Galinholas, faisões e pouco mais, pois foi para isso que foi desenvolvido, isto porque, por exemplo caçar às Perdizes Bravas de Beeper é algo que não funciona, as perdizes levantam assim que o beeper toca e não dão por norma a paragem de uma Galinhola, não havendo na maioria dos lances tempo de servir o cão e atirar, claro que existem exceções, mas não é a regra.  
Qual escolher?
No mercado existe um infindável número de Beppers disponíveis, os tradicionais, com e sem comando, com pilhas ou carregador, mais ou menos sensíveis, mais ou menos fiáveis, mais ou menos caros.

Da experiência que tenho de vários anos a caçar às Galinholas sempre com beeper e através de vários modelos e marcas que já utilizei vou dar então a minha opinião.
Não sou a favor nem contra os Beepers que emitam o som do Falcão, dizem os fabricantes que faz com que as Galinholas se seguram mais ao terreno facilitando o lance, mas esse é um trabalho do Cão e não do Beeper, por isso não tenho grande apreço por estes modelos!


Existem modelos com comando à distância, permitindo mudar o modo, o som, com colar eléctrico incluído etc, para mim quanto mais simples melhor!

Dos muitos que experimentei rendi-me àquele que a meu ver é o 
melhor, Beretti Scolopax 4.0, no modelo mais simples sem comando, pela sua fiabilidade e simplicidade, até mesmo pelo preço, dá para vários cães pois tem múltiplos sons, tem função de chocalho/beeper ou só beeper mais e menos sensível, com o regulador da intensidade do som, e acima de tudo a função que mais me agradou, exclusiva da marca e única no mercado, o som de um chocalho que programei para a função de busca, assim o cão quando anda a caçar toca o som de um chocalho a cada 10 segundos, e um som distinto o tradicional Beep Beep, quando em mostra (também tem o som do falcão para quem gosta). É robusto, estanque e muito fiável, não se calando quando um cão guia a caça, algo importantíssimo! Utiliza pilhas (3) de 1.5V que podemos mudar em qualquer altura, não havendo o problema de nos esquecermos de carregar em casa e o equipamento se calar a meio de uma jornada. 
Mas isto das preferências é como tudo, cada um com as suas, daí o mercado ter dezenas de opções cabendo a cada caçador utilizar aquele que melhor cumpre as suas necessidades, mas tendo como base 20 anos de experiência e muitos modelos testados, este é o escolhido.