quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Um dia roubado ao passado.

Hoje fui caçar numa zona que outrora fez de mim caçador de Galinholas, um Pinhal onde vi a primeira Galinhola, onde o Faruck ainda cachorro parou o seu primeiro pássaro.

Muitos anos depois, parei a carrinha na mesma zona, como se la tivesse estado ontem, tudo me vem á memória, as crenças, os lances do Faruck, as horas ali passadas atrás de pássaros de bico longo. Mas muito estava mudado, desmataram o terreno há uns anos, as zonas de crença, de estevas velhas e medronheiros dentro do pinhal tinham desaparecido, agora aquele pinhal mágico estava vestido de mato branco e rebentos de medronheiros, o terreno agora era todo igual, não se viam zonas de possíveis crenças, teria de bater terreno e confiar na cadela.

Em pouco tempo a Naja fica em mostra, um pássaro nervoso que saiu mal tocou o Beeper, abatida facilmente. Não mais de 15 minutos depois outra mostra, um rasto longo e eu já achava que possivelmente o pássaro tinha levantado, mas numa das suas típicas tiradas, a Naja vai á esquerda parar o pássaro no limpo, a mais de 100 metros de onde a tinha parado inicialmente, saiu boa e abatida ao primeiro tiro, em em 20 minutos a Naja fez o que melhor sabe, é assim terminou uma jornada curta mas proveitosa.