sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Considerações Finais.

Finda mais uma época de Galinholas é tempo de fazer as considerações finais sobre uma época no mínimo peculiar.
Um ano estranho que começou com uma boa densidade muito cedo, mas com grandes interregnos sem mexidas ou entradas de pássaros, longe das entradas de outros anos que em finais de Novembro e pela Conceição facilmente e depois de ventos favoráveis se faziam jornadas com 12, 14 ou mais levantes. Este ano foi mais constante com poucos levantes mas com a maioria das jornadas com levantes, a Sul o pior, demasiada chuva e demasiados dias quentes com ventos Sul e Sudoeste, afastaram as aves de terrenos tipicamente querençudos no Sul do país.
Também outras zonas mais perto do Tejo tiveram períodos grandes sem entradas, transformando muitas jornadas em reais suplícios.
Com 28 abates e uma tantas erradas não me posso queixar, apesar da época não ter começado da melhor maneira desenrolou-se até bastante bem, poucos dias sem abates e na grande maioria com lances fantásticos, uma época que teve como Principal protagonista o Faruck que superou as expectativas, a idade e a experiencia revelaram-se fundamentais para esta época tão positiva, pois tive praticamente todos os abates precedidos de trabalho dos cães e com lances de Galinholas paradas, o que transformou esta na época mais espectacular de todas, com lances que jamais esquecerei, alguns com pássaros complicadíssimos mas onde o Faruck mostrou a sua mestria resolvendo os lances de uma forma segura e espectacular, dando um sabor especial ao lance, pena tive de alguns que não consegui dar um final à altura, mas isto de errar faz parte do dia a dia de um caçador de Galinholas.
Recordo momentos de grande beleza, locais magníficos, pássaros que pareciam impossíveis, cobros fantásticos e momentos de muita beleza, alguns presenciados por bons Amigos.
Agora é tempo de mexer os cães, dar-lhes o descanso merecido, curar-lhes as feridas de vez e encher-lhes o fato, pois tantas jornadas deixam sempre mossa.
Espero que as Galinholas criem bem e quem voltem em força na próxima época para mais momentos fantásticos.