domingo, 15 de outubro de 2017

O Bichinho aperta!

Um Verão mais quente e mais prolongado que o normal tirou-me o ímpeto de sair com os cães ao campo, sinceramente não tenho coragem de os submeter a estas temperaturas por causa das pequenas africanas depois de um defeso de vários meses. Nem mesmo a abertura da geral me deu aquela motivação extra para iniciar a época, pois bem, confesso, nunca fui caçador de Codornizes, e as Perdizes, foram apenas uma grande escola até descobrir as Galinholas, talvez esta minha preferência me iniba de soltar os cães nestas condições, falta de coragem? Talvez! Ou talvez seja apenas a coragem de não os soltar nestas condições apenas para meu deleite, de ter a coragem de os reservar para voos mais altos, não que desdenhe as Codornizes ou as Perdizes, mas sim, porque dou maior importância às Galinholas, estas já numa altura do calendário em que o tempo por pior e mais seco que seja, não estão seguramente 32º como hoje.
O tempo definitivamente vai mudar, as folhas apressam-se a cair, empurradas pelo vendo Oeste que chama a si a chuva, as nuvens passam mais rápido, mais escuras, mais frias um pouco, anunciam-se temperaturas a descer, o bichinho começa a dar-me comichão, um olhar mais prolongado aos cães trás-me memórias recentes de grandes jornadas, está na hora de sair ao campo e começar a mexer os cães, dar-lhes ritmo e reclamar uma ou outra Perdiz já mexida e desconfiada de outras guerras com outros caçadores, tudo isto tentando não pensar nas Galinholas, tentando apenas mexer os cães nesta recta final antes da Grande Dama se apresentar.
Prevejo uma boa época? Não sei, é demasiado cedo, as primeiras foram cobradas em Itália há 2 semanas atrás, de França ainda não se ouvem os beepers, em Espanha é demasiado cedo, mais que tudo era importante vir chuva para amaciar os terrenos e segurar os pássaros, depois é esperar ventos favoráveis que as empurrem para cá, posto isto, quem tem cães diverte-se, e nós estamos cá , preparados, aguardando a nossa vez para nos divertirmos também.

Sem comentários: