sábado, 5 de março de 2016

Uma manhã de Sonho!


Mais uma manhã de frio, mais uma manhã de treinos, uma manhã  que prometia, logo na viagem nos 5 minutos do lusco-fusco, na hora de elas passarem, passaram duas juntas por cima do carro a quando da viagem! Seria bom pronuncio, talvez, era pelo menos sinal de que ainda cá estão!
Chegando ao couto, meia dúzia de coelhos davam-nos as boas vindas, algo raro neste momento! Pouco depois na lagoa, levantam uma marréquina e o inesperado, dois Gansos Selvagens, graciosos e grandes, lindíssimos! mais uns metros, e no meio do caminho de terra batida, uma poça de agua no meio do caminho, o insólito, um casal de patos reais que rapidamente levantam voo, uma manhã em cheio, dizia eu ao meu irmão, "um dia bom para vir mostrar o couto a alguém!".
7:00h da manhã, solto os cães, 5 minutos e o Don está "deitado" com a primeira, deu para tudo, para fotos, para filmar, para aguentar a investida das cachorras novas, até que depois de uma guia longa ela levanta toda destapada e perfeitamente a tiro, belo ponto sobre esta Galinhola!
Não mais de 15 minutos depois, aí está o beeper a tocar, um lance larguíssimo à esquerda, apresso-me a servir o cão, estava deitado junto de uns ramos secos, o pássaro sai para trás dele, outra posta de penalti a tiro!
A manhã clara escondia-se e caiam as primeiras pingas, nada que nos fizesse arredar pé, a Rosi, começa a saber galopar nestes terrenos fechados, rápida, muito rápida, atenta e ligada, vai dando os primeiros passos em terrenos que terá de saber pisar! O Don alheio a cães novos, chuva, fotos ou o que se apresentasse, pára uma Galinhola dificílima, numa zona sem mato, com mestria aguentou tudo! O pássaro não estava a mais de 2 metros de nós, como que enfeitiçado pelo Don, levantou e acabou por ser novamente parada 1 minuto depois, até que lhe perdemos o rasto!
Depois soltámos a pequena Gigi, que com 4 meses deu os seus primeiros passos no campo, serão os primeiros de muitos.
Uma manhã de treinos muito produtiva e bem passada, melhor que muitas jornadas da época, a partir daqui, para treinar, temos de nos servir da caça mansa, não é igual mas, para os cachorros novinhos, é mais produtivo, para que na próxima época nos mostrem então com a Galinholas como se fazem lances de sonho!

Que regressem sem percalços e reproduzam bem é o meu desejo!





Sem comentários: