quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Primeiro Levante.


A época já começou, no entanto a escasses de Galinholas é notória e tema de conversa nos meios sociais, esta época e até agora não é tanto as fotos ou filmes que se comentam mas sim quem teve já a fortuna de ver ou abater uma Galinhola. Podem até entrar entretanto pela entrada da Conceição mas, é para já um mau augúrio!
A passada época por esta altura ia já bem adiantado, com muito lances e abates, é certo que a época passada foi magnifica, o Vento Leste que soprou a meio de Novembro trazendo uma onda de frio que assolou a Europa, troce também uma grande vaga migratória que chegou em força de forma precoce. Está época será diferente, os pássaros são escassos, os locais de crença ou estão alagados ou com demasiada era verde fruto de muita chuva e temperaturas amenas, sendo que as Galinholas seguramente esta época vão dispersar-se por zonas de menos verde, os Eucaliptais este ano seguramente vão albergar grande parte do efectivo! No entanto nada está perdido mas, dei comigo a ver a que dias abati a primeira Galinhola em épocas transactas, de dia 16 de Novembro a 4 de Dezembro foram caindo as primeiras, varia muito, dita a meteorologia, dita o Vento! Serão determinantes os próximos dias, pode até ser que entrem em quantidade que permita ser uma época dita normal!
Hoje dia 27 vi a primeira Galinhola, um pássaro que estava num local bonito mas não uma zona de crença das entradas, um pássaro que eu tinha a convicção que lá estaria tendo em conta as condições do terreno, a Shiva parou-a a mais de 30 metros e ainda assim a Galinhola levantou completamente silenciosa deixando apenas que a vislumbra-se apenas num frame, a Shiva ainda deu com ela mais 3 vezes mas, o pássaro andava de levante e não mais tive o prazer de lhe por a vista em cima.
Fica um grande lance de Perdizes verdadeiramente selvagens, ao qual não dei o melhor desfecho, foi pena, pois perdizes bravas e beepers não são compatíveis e momentos destes, com a Perdiz a sair tão perto e tão bem são raros num cão que caça de chocalho ou beeper, já que o barulho alerta as Perdizes e levantam ou mal o beeper toca ou, antes do caçador se chegar!
Esperemos agora que esta chuva se vá e que os bons ventos tragam as nossas Belas Damas! 


Sem comentários: