domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais uma manhã para recordar.

 
Esta foi mais uma bela manhã para recordar, o Don novamente em grande com Galinholas em final de época onde a dificuldade parece não se fazer sentir.
Um lance típico dele, a subir um cabeço deixando-me no vale, expectante e atento ao beeper esperava o desenrolar da cena. De cima para baixo Don ia batendo vorazmente o terreno não deixando nada por bater, ouço o beeper, ainda com os músculos a frio corro e tento servir rapidamente o cão, encontrei-o deitado, virado para baixo para uma arvore pequena com uma pequena mancha de mato, ajeito-me e o pássaro sai, destapada mas para cima do cão, faço um primeiro tiro a medo, subido para não acertar no cão, e um segundo em queda, pois escorreguei e cai para trás, lá foi ela, logo a abrir a manhã!
 
Algum tempo depois o Don faz tocar novamente o beeper num Eucaliptal, o pássaro sai completamente tapado, apenas a vi de relance, um tiro às cegas mas não lhe toco, corriam mal as coisas.
 
Don alheio a tudo isso continua na sua demanda, numa zona muito típica fica em mostra, a galinhola conseguiu furtar-se, o mato era cerrada mas aberto por baixo, facilmente ela apionava e furtava-se a mim e ao cão, parou-a varias vezes, varias vezes tive a sensação que ela iria sair, até que por fim fica em mostra numa zona mais aberta, aí tive mesmo a certeza que ela iria sair, pois não tinha como andar a pés, sai para o ar e é abatida facilmente ao primeiro tiro.
 
Um momento longo e lindíssimo, repleto de eficácia e sabedoria de um cão que domina o lance com uma facilidade incrível.
Pouco depois era a vez do Veron voltar ao campo após a sua doença, a sua alegria era mais que notória, o galope era solto e com muitos saltaricos, parecia um cachorro de tão contente que estava, pouco mais de uma hora e meia foi o suficiente para encontrar uma galinhola, provando que, quem sabe nunca esquece, infelizmente saiu tapada sem hipótese de tiro, foi pena.
Uma bela manhã onde mais uma vez os lances foram mais que os abates.