segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Boas Novas.

Passado pouco menos de 1 ano da informação que dei ao Instituto de Conservação da Natureza através da Central de Anilhagem sobre o abate de uma Galinhola anilhada chegou agora por carta a informação disponível sobre esta ave.
Esta ave foi anilha pelo Sr. François GOSSMANN (Administrateur National du Réseau Bécasse ONCFS/FNC/FDC) na Estação de Anilhagem de Paris.


Informação enviada.

Idade: 2 anos
Sexo: Desconhecido
Nº Anilha: GY84415
Peso na anilhagem: 350 g c/anilha
Data de anilhagem: 30-03-2008
Coordenadas da anilhagem: 4526 N 0414 E
Anilhador: François GOSSMANN
País de anilhagem: França
Local de anilhagem: Chambles, Loire.
Distancia: 1857 km
Direcção: 215 graus
Tempo decorrido: 268 dias
Data da recaptura: 23-12-2008
Local da recaptura: Setúbal
Circunstâncias: Morta a tiro

Portanto verificamos que a cedência de informação sobre capturas de aves anilhdas às entidades competentes e descritas num outro artigo deste Blog é algo simples e sem tabus e é sem dúvida uma mais-valia que contribui para os estudos que vêm sendo elaborados a nível internacional. Pelo que vale a pena colaborar-mos nestes estudos, ser caçador também é isto!

25 comentários:

Tiago Lopes disse...

Boa tarde Sr Jorge
Como tem passado?'
Entao fez a abertura ás galinholas como correu??
Cumpts Tiago

Jorge Silva disse...

Boas Tiago, a data de edital não determina a minha abertura, antes de dia 15 dificilmente vou às Galinholas com este tempo não vale a pena!

Tiago Lopes disse...

Pois é Sr Jorge isto anda mesmo mau para as galinholas.. se bem que as temperaturas agoram baixaram ligeiramente mas com a continuação qualquer dia temos Verao todo o ano.
Em alvega, Gaviao é um sitio mt propicio matam -se anualmente cerca de 18 a 20 galinholas ja la fui com os meus caes e nada... Se la nao se vêm entao noutros sitios tb será dificil.

Cumpts

Jorge Silva disse...

Já ontem vi tombar a primeira mesmo ao meu lado numa caçada às perdizes, começam agora a entrar, mas não há ainda nada a lamentar, pois não é ainda época delas, o problema é que muita gente guia-se pelo edital depois vão e não vêm nada e lamentam já de avanço uma má época, quando só a partir de dia 15 é que há pássaros que me faça ir com fé.

João disse...

Boa noite Jorge. Tal como no ano passado, estou novamente a contactá-lo, pois o grande dia aproxima-se e o pássaro mexe comigo todos os dias. Estou de acordo consigo,pois só vale a pena sairmos para o campo a partir do S. Martinho. Tenho estado atento ao tempo no norte da Europa, em algumas regiões de nidificação e já se faz sentir algum frio, com a máxima a rondar os 0 e 1 graus positivos e a mínima a ir aos -3. Vamos ver o que a 1ª entrada nos traz. Prometo participar mais activamente neste forum, pois como sabe sou um adepto deste seu excelente blog. Um abraço. João Pereira.

Jorge Silva disse...

Boas João,
eu sou da opinião de que devemos sair para as Galinholas apenas quando temos a convicção que vamos ter lances com elas e tão cedo não tenho essa convicção. Vai dando noticias de como te corre a época.

João disse...

Combinado, até lá vou caçando às primas das bicudas, as esquivas narcejas. Um abraço

luis novais disse...

Anda tudo com um vicio...hahahah!

Calma, ainda é cedo, tal como tu dizes em "Dezembro é que começa a sério!" Mas já se vê algumas por aqui!Mas poucas!

Os teus cachorros como estão?

Sabes onde aranjar um setter gordon?

Jorge Silva disse...

Boas Luis,
olha neste momento é extremamente complicado encontrares um Bom Setter Inglês em Portugal, especialmente em criadores conhecidos, quando os criadores de nome compram Setters de Galinholas já adultos em Espanha e França isto diz muito de como está a qualidade desta raça no nosso país e, se já Setters Ingleses é complicado, Setter Gordon é ainda pior, porque não há ninguém que os crie onde tenha por base uma cuidada genética ligada à caça, são infelizmente e à semelhança do Setter Irlandês criados apenas para beleza e companhia e pouco mais, perdendo-se assim uma mais valia genética importantíssima para a caça.
Ainda se encontram alguns criadores particulares que esporadicamente criam bons Setters Ingleses, não com o intuito do dinheiro fácil mas sim por gosto de criar bem, mas infelizmente de Setter Gordon não te sei indicar ninguém.

Tiago Lopes disse...

Ola Sr Jorge tudo bem??

Entao como acha que anda este tempo para as galinholas??? Acha que Os ventos vêm na direcção correcta??
So tenho mais três dias ás perdizes e tordos nao se vêm.. Por isso que quizer companhia para as galinholas diga me qualquer coisa.. ok??

Jorge Silva disse...

Boas Tiago,
as Galinholas são ainda poucas, mas é normal nesta altura há que ter paciência e esperar que o tempo as empurre para cá.

João disse...

Boa noite Jorge, Então já se iniciou nesta época? Eu ainda não, estou a pensar abrir deste fim de semana a 8 dias. O tempo está mais frio no Norte da Europa/Ásia, mas os ventos ultimamente de sul não ajudam muito. Este ano estou mais sozinho, pois um dos meus cães morreu em Maio e deixou-me uma enorme saudade e um grande vazio. Era um excelente cão, mas morreu de leischmaniose que como sabe raramente deixa sobreviventes. Enfim, tenho o irmão que também me dá garantias, sendo um excelente companheiro. Gostava de falar consigo mais aprofundadamente sobre cães, pois para o ano terei que iniciar outro cão e gostava de ter a sua opinião, mas deixo isso para uma próxima mensagem ou falamos através do seu e-mail. Um abraço, João

Jorge Silva disse...

Boas João,
fiz hoje os primeiros abates, 2 galinholas, vi 4 paradas pelo cão (Faruck) e uma delas parou-a por das vezes, uma manhã daquelas para recordar!
Tenho pena que tenhas perdido o teu cão, mas podemos falar melhor disso, manda-me um mail directo sem ser pelo blog e eu dou-te o meu contacto para falarmos.

um abraço

Jorge Silva

luis novais disse...

Olá Jorge,

Mais três passáros que já chegaram!
Isto de ventos, não está nada do nossa lado! Com esta lua a crescer até Dezembro! Vamos ver! Não querendo ser péssimista, parece-me que este ano vai ser diferente ou então poderão entrar em força mais tarde, que eu acho pouco provável, pois está em altura favorável até meados de Dezembro!

luis novais disse...

Olá Jorge,

Foi a primeira vez às galinholas este ano, visto lá em cima, já terem chegado alguns passáros, poucos mas alguns, conforme já te tinha dito anteriormente!
Mal chegamos à casa da floresta,ponto de encontro habitual, decidimos ir, as duas caçadas, cada uma para o seu lado do pinhal. Eu para para a parte sul, mas funda e com regato magnifico, e meu colega para norte, zona com lameiros e estevas. Mal o meu colega tinha entrado na sua parte do pinhal, em direcção dos lameiros,reparou no seu cão marrado na orla do mesmo! "Foi tudo tão rápido, que nem cria acreditar, mas ela lá estava! Irrei-a por ser tudo tão rápido e insólito acontecimento, nem 5 m tinha passado, desde que tinha saído da tua beira! Depois do primeiro levante, fez-se novamente em direcção a ela, para o meu lado do pinhal, onde a galinhola tinha pousado num limpo com aspecto desafiador, bem perto de umas mesas de convivio que lá exitem para reconfortar forças e as almas! Mais uma vez marrado, não atirou visto ter-me ouvido logo em frente com receio de me poder atingir! E esta se foi, novo levante e nunca mais a vimos. Se calhar, naquele dia, até merecida viver!
No resto da manhã, chuvosa e com bastante nevoeiro, eu nada vi. Ele no caminho de regresso ao local de onde saltou a primeira, desceu para baixo junto a uns lameiros e mais uma, desta dez o passáro levanta sem dar paragem aos cães e faz um voo de quase 500 metros para se meter num fundão impossivel de lá chegar! Duas quase no mesmo sitio!!! Mas tarde, já no final da manhã, eu foi embora e o meu colego decidiu também acabar a primeira jornada para ir almoçar, já todos molhados pela emoção destes primeiros lançes, que pelos vistos prometem!
Um abraço,
luis novais

luis novais disse...

Olá Jorge,

Hoje quinta-feira, 26 de Novembro, acabei de ligar para o meu Amigo Zé, para ver como estava a correr as coisas! "Já tenho uma, mas que galinhola grande!"
Eu, cá agarrado aos papeis, mordo a caneta por não poder estar com ele!
Mais logo ligo-lhe outra vez.

Domingo lá estarei, até um abraço.

Luis Novais

Janeca disse...

Olá Jorge!

Eu e o Lopa vamos dar a primeira volta no Domingo. Apesar de ainda ser cedo (em virtude do clima), tenho fé que poderemos dar com alguma. Até porque os "coelheiros" já avistaram algumas (e provavelmente atiraram-lhes).
Um abraço e boas caçadas,
João M. Pereira

Jorge Silva disse...

Boas João,
espero que vejam uns pássaros, embora ache que este ano é mais fraco, se não mexer até para a proxima semana vai ser complicado.

um abraço para voçês.

João disse...

Boas Jorge,
Domingo irei abrir às Galinholas. Estou com alguma fé, mas fiquei algo apreensivo com o seu último e-mail...Como lhe tem corrido a época nestas primeiras saídas? Poucos levantes e cobros comparativamente ao ano passado? Acho que cada vez mais a caça às Galinholas vai ser de extremos: anos muito bons e anos muitos fracos. O clima muda a cada ano e os desmates nas zonas de nidificação não ajudam. No Domingo conto-lhe como correu. Vou para uma zona que conheço bem e estou preparado para procurar cada m2. Abraço João

Jorge Silva disse...

Boas João,
tenho 6 habatidas e algumas erradas mais do que devia, mas acima de tudo lances bem bonitos e todas elas até agora foram paradas pelo cão, penso que será uma época fraca em Galinholas mas pelo menos forte em emoções!

um abraço

Jorge Silva

João disse...

Bom dia Jorge, a minha abertura foi algo fraquinha, fiz dois levantes (1 parada pelo cão e falhada escandalosamente e a outra saiu-me nas costas completamente tapada). Comparativamente a anos anteriores está bastante mais fraco, pois o cão nem pega em rastos. Ainda tenho algumas esperanças até à próxima lua e Domingo lá estarei outra vez. Como correu o seu fds/feriado, viu alguma? Abraço

João disse...

Fui no Domingo e somente vi uma que me saiu tapada e sem hipótese de tiro. Até agora tenho 3 vistas em zonas que tradicionalmente têm mais pássaros, resta aguardar e rezar pela entrada da Conceição.

Jorge Silva disse...

Rezar e muito pois não me parece que entrem pássaros seria um milagre com este tempo, a ver vamos mas não tenho fé nenhuma!

João disse...

Jorge, no domingo passado abati a minha...1ª galinhola esta época. Vi 3 mas somente a que abati deu oportunidade de ser parada pelo cão e morta num tiro fácil. Mando a foto (tirada em casa pois não tinha máquina, hoje à noite para o seu e-mail para publicar). Estou com alguma fé em entradas para Sul nestes últimos dias, dado o frio. Não me respondeu à questão das luas no meu último e-mail, esclareça-me só esse dúvida, ok? Abraço João

Jorge Silva disse...

Boas João,
por norma as Galinholas entram em noites escuras sem lua.